Sobre

O Pastifício

Manter um negócio na área da culinária não é coisa fácil a se fazer. E quando o objetivo do negócio é o resgate da história de um país através da comida, aí complica mais um pouco.
Mas nós aceitamos o desafio e o que era hobbie, há alguns anos se transformou em uma casa que respeita e venera a rusticidade da cozinha italiana. E não aquela que encontramos em restaurantes finos e cheios de cerimônia, mas aquela cozinha praticada no dia-a-dia das nonas, nas casas à beira de ruas de pedra e nas histórias folclóricas de um dos países europeus que mais valoriza seus ingredientes nativos.
E foi com muita dedicação que trouxemos essa tradição para Ribeirão Preto, cidade que já recebeu de braços abertos muitos imigrantes italianos no início do século XX.

Habemus Pasta
Aqui no Pastifício, seguimos à risca essas antigas receitas e respeitamos cada componente delas. Usamos o azeite extra virgem, manteiga legítima, o ovo de galinha caipira, a farinha orgânica e queijos orgânicos produzidos em sítios vizinhos de forma totalmente artesanal. Valorizamos o fatto a mano de todas as maneiras e por isso, a qualidade é algo que está sempre à frente de qualquer coisa aqui na casa. Somos inquietos e metódicos para oferecer uma comida saudável, culturalmente rica e com uma delicadeza única.

Quem faz?
Gabriel Nogueira é um ex-publicitário que deixou para trás uma carreira estável na comunicação para estudar a culinária italiana e, literalmente, botar a mão na massa todos os dias. É ele quem cria as receitas, abre as massas, cozinha e embala tudo.
E não, ele não é chef. É só um cozinheiro de mão cheia e com muita aptidão aos estudos culinários.
Em Ribeirão Preto, Gabriel teve seu primeiro contato com a cozinha italiana quando era criança e frequentava com o pai o Bella Sicília, um tradicional restaurante italiano. E a curiosidade também sempre falou mais alto: foi ela quem fez Gabriel ir para o fogão ver a química trabalhando em favor do mangiare benne.
E estamos aqui, preparando coisas gostosas e frescas, sempre abertos para um café e um bom bate-papo.